sábado, 28 de julho de 2012

Tão fácil dizer que perde valor


Se há coisa que me custa compreender é o porquê de pedir desculpa a alguém quando não tenho culpa. Não se trata de valorizar mais o meu ego do que a relação que tenho com essa pessoa. Trata-se de respeito pelos valores que sempre me transmitiram. Se o outro errou e não eu, porque terei de ser eu a pedir desculpa?! Ora o/a menino/a não sabe ver os seus erros? Eu não me importo de lhe mostrar que errou agora não me vou rebaixar por algo que não fiz. Por ser tão fácil pronunciar a palavra "Desculpa" é que esta se tornou vulgar. Qualquer coisa se torna facilmente desculpável porque se foi educado e se pediu desculpa. Melhor, facilmente se esquecem os erros dos outros e se segue em frente porque todos sabemos dizer "Desculpa". Quero lá saber se acham que estou a valorizar o meu ego, na realidade valorizo-me mais do que muitos por isso tenha deixado para trás boas pessoas. Boas pessoas que não sabiam reconhecer o que fizeram de mal e esperavam que fosse eu a esquecer e avançar. É bom salientar que essas pessoas não ficaram para trás porque desisti, ficaram para trás porque, mesmo sabendo que erraram, o orgulho falou mais alto do que a amizade. Poderiam chamar a isto de rancor. Não, não sou rancorosa mas também não suporto que me "pisem e repisem os calos". 
Não tenho um verdadeiro desculpa fácil. Lá está, às vezes digo-o por dizer, sem razão nem intenção. Sai-me porque foi uma das primeiras palavras que aprendi. Contudo, sei reconhecer os meus erros, não vejo só os erros dos outros. Uma coisa é certa, posso magoar alguém mas mais tarde ou mais cedo, ultrapassando o meu orgulho (que chega a ser muito), eu pedir-lhe-ei perdão.

Por ser tão fácil de dizer, "desculpa" perde o valor, a credibilidade...

3 comentários:

CatarinaO. disse...

acho sem duvida que deves continuar assim M, desde que saibas sempre admitir quando estás errada. (se fores como eu, custa-me, mas acabo por o fazer).

Amante Japonesa disse...

Concordo mesmo contigo (:

C. disse...

"Não se trata de valorizar mais o meu ego do que a relação que tenho com essa pessoa. Trata-se de respeito pelos valores que sempre me transmitiram."
Nestas duas frases dizes tudo! :)