terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Travelling



Hoje em dia, muitos dos jovens estudantes portugueses licenciados ,no fim do seu curso não arranjam trabalho em portugal, infelizmente, e por isso têm que por logo em questão a opção de emigrar.
Não deve ser uma coisa fácil, ainda por cima quando somos novos e estamos a começar uma nova etapa na nossa vida. País novo, casa nova, novas ruas, lugares,  pessoas, hábitos entre muitas outras coisas. Mas mudar assim de um céu para um outro igual, mas visto de um ponto da Terra diferente? É uma coisa que me assusta bastante, embora eu não esteja ainda sequer na universidade é uma coisa que penso com alguma frequência,
 porque é a realidade, realmente isto está a acontecer e muito!
E perguntam vocês "Porquê uma imagem de Londres?" Porque hoje em dia, os licenciados naquilo que eu quero seguir, maioria vai para lá e também porque é uma país que nunca me fascinou, no qual eu nunca tive aquele pensamento de "ei, quando tiver tantos anos vou a Paris, a NY, a Londres.." londres nunca esteve lá, até há um ano atrás. No ano em que na escola surgiu a oportunidade de irmos a essa bela cidade passar uns belos de uns 10 dias (acho), as professoras de inglês da escola foram a todas as salas passar a mensagem, e que em tal dia, havia uma reunião dirigida aos pais para se falar sobre preços, quantidade de pessoas, etc.
Pois bem, tudo muito lindo, a escola inteira entusiasmada, e quando se foi lá saber, a viagem custava 800 e tal € e só podiam ir 40 alunos do secundário e de todas as áreas. OMG, 800€ e 40 alunos?!?! Quem os ricos? Pois, mas eu cá não sou. E no fim das contas acho que aquilo foi uma valente p*rcaria, dormiram mal e comeram mal!
Mas continuando o assunto anterior... Londres é uma cidade mágica, tem uma certa magia, não só pelo Harry Potter mas por muitas outras coisas. Mas eu nunca tive aquele entusiasmo sabem? Aquela coisa de idealizar uma viagem lá, uma vida lá... É esquisito. Eu sei que Portugal tem as suas dificuldades, mas é o meu país, vivi e cresci aqui, e para mim não há sítio melhor do Mundo do que a minha casa, o meu quarto, o meu sotão, o meu querido cão, as piscinas, as árvores do monte, a calçada da rua... Não há! Onde eu vivo é uma paz de alma, tenho quase tudo relativamente perto, o comboio permite-me isso.
Se realmente um dia tiver que ir para outro país, falar outra língua que assim seja, mas por agora quero estar bem aqui, em Portugal e no meu rico Porto!

P.


P.S. : não pensem que não gosto de viajar. Gosto bastante já estive me três países, mas o tempo que estive lá bastou. Quase uma vida lá custava-me imaginar.

Sem comentários: